No
dia 24 de setembro de 2019 foi defendido na UFPI, Campus de Bom Jesus, o
primeiro trabalho de conclusão de curso sobre as influências do projeto Cenas
Camponesas na formação de educadores/as do campo, intitulado “Cenas Camponesas: o
teatro político na formação dos/das estudantes da Ledoc- CPCE”.
O
TCC, de autoria da estudante Ildinete Soares de Sousa, licencianda em educação
do campo, teve como objetivo as contradições e desafios que permeiam as práxis
teatrais que nasce da extensão e busca tecer diálogos com o ensino. A partir do
método da pesquisa-ação, Ildinete apresentou e analisou as visões dos discentes
participantes do projeto Cenas Camponesas sobre a experiência artístico
teatral, cotejando as falas dos sujeitos de pesquisa com documentos sobre o
projeto com a literatura disponível sobre teatro político e educação
omnilateral do campo.
Como
resultado foi possível perceber que o projeto Cenas Camponesas tem funcionado
como como um instrumento pedagógico de desopressão e uma ferramenta não só de
estudo crítico da realidade por parte de seus membros, mas de luta pelos
direitos sociais entre os camponeses, incluindo o direito à arte, que são
fundamentais na formação dos educadores do campo. Ao mesmo tempo, ficou
evidente que a formação estético-política e a organização coletiva engajada com
as lutas dos movimentos sociais, requeridas pelo teatro político, é uma
proposição conflitiva tanto com os interesses hegemônicos que se estabelecem na
questão agrária do sul do PI, quanto com as formas de representação e de
imaginário difundidos pela indústria cultural, influenciando a forma de
pensar/agir dos camponeses, inclusive dos licenciandos da educação do campo.
A baca contou com a participação dos professores
Kelci Anne Pereira (orientadora), João Paulo Charrone e Francisco Helton de
Araújo Oliveira Filho (membros) e contou, como plateia, com os membros do Cenas
Camponesas e seus familiares.
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