segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Nasce a Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do PI: Cenas Camponesas

Temos a alegria de anunciar o nascimento de nossa Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do PI, fecundada, gestada e partejada a partir de nossa experiência no projeto Cenas Camponesas e da parceria com o Programa Terra em Cena, da UnB. 

A escola passa a compor a Rede Nuestra América de Teatro Político e Vídeo Popular, composta por projetos de diversos países, vinculadas a universidades, movimentos sociais e sindicais: Brasil - escola do DF, do RJ, de SP, de AL, de MG, de SC, . Argentina (JuyJuy); Espanha (La Tortuga).

A rede Nuestra América tem o propósito de organizar os trabalhadores da cultura que, a partir de suas organizações sociopolíticas,  entende a arte como uma arma fundamental da luta de classes e um direito humano. Trata-se de uma ideia semeada por Augusto Boal, em 1968, durante o I Festival Internacional de Teatro de la Havana, em Cuba,  visando promover uma práxis internacionalista de emancipação da classe trabalhadora, por meio da socialização dos meios de produção simbólicos junto a grupos populares,  nos mais longínquos rincões, e de intercâmbios sobre métodos de formação e organização  artístico-política coletiva no front cultural.

A escola do PI terá site próprio, utilizado para divulgar e sistematizar seus cursos. 
Visite nosso site e acompanhe nossa Escola, que segue vinculada à pró-reitoria de extensão da UFPI e em parceria com a Comissão Pastoral da Terra de Bom Jesus (CPT).

https://sites.google.com/view/escolacenascamponesas/




Nenhum comentário:

Postar um comentário