sexta-feira, 22 de julho de 2022

Pesquisadora da Escola Cenas Camponesas contribui para a análise da situação das quebradeiras de coco no sul do PI


Em junho de 2022, a jornalista Vitória Pilar, a serviço para a Revista Piauí, procurou a coordenação da Escola de Teatro Político e Vídeo Popular Cenas Camponesas, para obter mais informações sobre a situação das quebradeiras de coco no sul do PI.

Vitória parecia adivinhar que, na Escola, está em andamento a produção do documentário "Filhas do Coco", com as mulheres da comunidade Sítio (Cristino Castro-PI) , no âmbito do projeto ETPVP, aprovado pela PREXC/UFPI. 

A produção do documentário está sendo dirigida pela pesquisadora e extensionista Millena Ayla Dias da Matta, membro da Escola Cenas Camponesas, pela UFPI, e mestranda do PPG-Mader, pela UNB. Esta experiência de Millena no audiovisual, somada à sua experiência na pesquisa com a temática gênero, extrativismo de babaçu e juventude no âmbito da fronteira agrícola do MATOPIBA,  permitiram que ela colaborasse com Vitória na geração de subsídios para a a matéria da Revista Piauí.

Confira a matéria na íntegra e compreenda os desafios vividos pelas quebradeiras de coco pauienses, frente às ameaças impostas à reprodução de seu modo de vida frente à expansão do capital na agricultura no Cerrado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário