sexta-feira, 30 de novembro de 2018

"Saber, Trocar, Lutar!" é o documentário mais recente do Coletivo Cenas Camponesas


Anunciar e comunicar para defender o direito à vida.
O coletivo Cenas Camponesas em parceria com a LEdoCC/UFPI, lançou recentemente o documentário “Saber, trocar, lutar”, que trata do desafio de se construir o direito educativo na perspectiva emancipatório no sul do Piauí, onde o agronegócio avança, apropriando-se não só da terra, como dos meios de comunicação, para veicular suas narrativas e constituir-se como grupo hegemônico na região. 
Nesse contexto, é de suma importância, via linguagem audiovisual, disputar o campo simbólico acerca de que modelo de desenvolvimento rural interessa à classe trabalhadora na região: o do agronegócio ou o da agricultura camponesa? E nesse sentido, cabe também disputar que modelos de educação se associam e servem a cada um desses paradigmas.
Assim, ao contrário das grandes mídias monopolizadas pelos grupos de poder econômico na região, buscamosmostrar as realidades vividas pelos camponeses, colocando eles próprios  como narradores dos conflitos por terra que marcam suas vidas e como lutadores por uma educação emancipatória, portadora de um futuro de esperança e socioagrobiodiversidade para o PI. Entendemos que os documentários devem ser usados como instrumento pedagógico para  que os trabalhadores, incluindo os camponeses, possam comunicar a forma como compreendem a questão agrária e educacional regional e se posicionar perante ela.
 Desta forma, o objetivo deste documentário consistiu em sistematizar o Seminário Integrador do curso de Licenciatura em Educação do Campo que aconteceu no Território de Gilbués/PI, Brasil, no período de 19 a 21 de abril de 2018, registrando a visão dos camponeses sobre a posse, uso e propriedade da terra e o papel da universidade como ente educador popular neste contexto. 
O Seminário Integrador acontece em territórios camponeses compostos por diversos municípios definidos de acordo com a atuação e vivência dos estudantes da licenciatura, com o objetivo de analisar a realidade e promover o diálogo de saberes populares e acadêmicos. 
O processo de sistematização da experiência em vídeo foi realizado por estudantes que compõem o projeto de extensão Cenas Camponesas. As filmagens e gravações foram todas feitas durante o seminário com o uso de celulares/smarthphone e microfone de lapela. O processo de montagem e criação do vídeo consistiu basicamente em quatro etapas:
  • Construção do roteiro;
  • Gravação e filmagens;
  • Seleção de imagens;
  • Edição;
  • Apresentação às comunidades camponesas e debate;

O documentário foi selecionado para exibição na mostra audiovisual do VI Congresso da Associação Latino-americana de Sociologia Rural (Montevideo, Novembro/2018), ocasião em que foi apresentado por um dos seus editores, o jovem camponês Railson Borges, que também é membro do coletivo Cenas Camponesas e egresso da Licenciatura em Educação do Campo/UFPI.

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